ATI-PI trabalha em ações para dar suporte ao cidadão em tempos de coronavírus

UESPI

Depois de construírem a própria impressora 3D, os pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energias Renováveis e Tecnologias Sociais (Giperts), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), estão desenvolvendo a versão Beta de máscaras EPI para profissionais de saúde e também trabalhando em um projeto de respiradores para doação.

As máscaras EPI, diferente das comuns, proporcionam mais proteção aos profissionais e têm um baixo custo e um grande benefício, porque as regiões que estão mais expostas às infecções, como a boca e o nariz, serão protegidas com as máscaras. No total são 14 alunos do curso de Engenharia Elétrica que fazem parte do Giperts que, mesmo com o isolamento social, desenvolvem estratégias e pesquisas em prol da coletividade e, em particular, dos profissionais da saúde.

Plataforma de dados sobre o Coronavírus

O governo disponibiliza para a população um site que reúne todas as informações sobre as ações de combate ao coronavírus no Piauí. Na plataforma estão desde dados epidemiológicos, leitos disponíveis, gráficos de acompanhamentos dos casos confirmados e, também, toda a estrutura de transparência dos gastos do governo com a Covid-19.

Por meio do endereço eletrônico coronavirus.pi.gov.br, a população terá acesso às principais informações sobre o tratamento à pandemia, bem como os números da Covid-19 no estado, com casos confirmados e descartados, altas médicas, número de óbitos e histórico de casos divididos por município.

Visita Virtual

 

A Secretaria de Justiça do Piauí usou a tecnologia para otimizar as visitas aos presos do Piauí, bem como uma maneira de aproximar detentos e familiares neste período de isolamento social, além de evitar tensões dentro das unidades penais. O instrumento de vídeochamada possibilitou diversos encontros que, até então, eram impossibilitados por questões de mobilidade ou até mesmo financeira.

A ferramenta já é uma realidade e estará disponível em todas as unidades penais do estado. A medida já é utilizada em 16 das 17 unidades penais do Piauí. Todos os reeducandos usarão a ferramenta para se comunicarem com os seus entes.

 

Reuniões Virtuais 

Piauí Conectado e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a Cisco, vão disponibilizar licença para acesso à plataforma de videoconferência de alta qualidade Cisco Webex a todas as secretarias do Governo e da Prefeitura de Teresina, a fim de facilitar a comunicação entre os órgãos por meio da realização de reuniões on-line.

 

Monitoramento da População

 

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), em parceria com ATI firmou contrato com a startup Inloco, está fazendo o monitoramento da população no Estado por meio de geolocalização.

A startup Inloco tem mais de 60 milhões de localizações anônimas de aparelhos smartphones e no Piauí são 498 mil smartphones. O monitoramento leva em conta o local em que o aparelho fica no mesmo ambiente de 22h às 7 da manhã. 

O sistema permite saber se a pessoa está fora de sua casa, caso ela se afaste por mais de 450 metros.

Hospital de campanha

 

O Hospital de Campanha que vai funcionar no Ginásio Dirceu Arcoverde (Verdão), na capital, para atender pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, vai contar com uma estrutura tecnológica capaz de permitir que os pacientes sejam visitados por seus familiares, sem o risco de contágio, por meio de salas de videoconferência da plataforma Cisco Webex. A iniciativa faz parte de uma parceria do Governo do Estado com a PiauíConectado, que já instalou a rede Piauí Conect no espaço e está montando a estrutura necessária para a realização das “visitas virtuais”.

Alguma solução já compartilhada com algum estado, ou vice-versa, qual e quantas?

Monitora Covid-19

 

O Governo do Piauí adotou o aplicativo Monitora Covid-19, ferramenta desenvolvida por instituições privadas, em parceria com o Consórcio Nordeste; a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti); a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech). A plataforma possibilita o atendimento e contato direto da população piauiense com profissionais da saúde.

 

O aplicativo, disponível para aquisição gratuita para sistemas IOs e Android, permite acesso por meio do celular, a uma rede com 62 médicos especialistas na doença, integrados com médicos que atuam nos municípios. A ferramenta possibilita ao paciente compartilhar eventuais sintomas que venha apresentando, bem como doenças pré-existentes, fornecendo à rede de saúde, informações relevantes para triagem e encaminhamento ao atendimento adequado.

Facebook - https://www.facebook.com/atidopiaui/

Instagram -  https://www.instagram.com/ati.pi/

Contato -  86 99436-8162

©2020

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco