
Poupatempo em São Paulo disponibiliza totens de autoatendimento com tecnologia da Prodesp
Utilizando tecnologia da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), as unidades do Poupatempo do Estado disponibilizaram totens de autoatendimento para facilitar a vida do cidadão durante a pandemia e reduzir os atendimentos presenciais.
Os totens permitirão o acesso a mais de 40 serviços, como, por exemplo, a solicitação para a segunda via de documentos e consulta de dados. O desenvolvimento da tecnologia foi acelerado para se adaptar às mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19.
Segundo André Arruda, presidente da Prodesp e vice-presidente executivo da ABEP, esse projeto acelera e facilita o atendimento nas unidades do Poupatempo. “É um aparelho muito prático e intuitivo, o que é um atrativo para o cidadão buscar essa solução ao invés do atendimento presencial”, comenta. “Outra facilidade é a localização: as unidades do Poupatempo estão próximas de estações de metrô e da CPTM, dentro de shoppings e supermercados. Esses espaços são de interesse público e a gente conseguiu ter essa sensibilidade de ir ao encontro do cidadão”.
Atualmente, os serviços digitais do Poupatempo correspondem a 70% de todos os atendimentos. Cerca de 3,5 milhões de serviços foram prestados apenas pelos aplicativos. Os únicos serviços que continuam sendo feitos presencialmente são os emergenciais, com apresentação de protocolo.
A meta é continuar expandindo o projeto e desenvolvendo essa forma de atendimento. A previsão é começar o processo de substituição e ampliação da tecnologia já no segundo semestre, como explica Arruda. “Hoje são 124 equipamentos e, até o fim de 2022, chegaremos a 720. Os novos modelos são modernos, velozes, atualizados e mais sensíveis ao toque. Com esses novos equipamentos, a Prodesp vai ampliar a oferta de novos serviços de autoatendimento, cada vez mais apoiando o cidadão em busca dos serviços do Poupatempo”, conclui.
