Canal de cases da TIC pública brasileira

Cidadão Conectado

Moradores de Santo Amaro (PE) já desfrutam da ferramenta

Os moradores do bairro de Santo Amaro, que têm a Praça defronte à Reitoria da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) como área de lazer, já podem desfrutar do wi-fi gratuito oferecido pelo Governo do Estado. O projeto piloto foi inaugurado pelas secretarias estaduais de Administração (SAD) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), juntamente com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), no dia 15 de março. O programa visa disponibilizar acesso gratuito à internet para a população que não tem condições de adquirir um plano de dados. O wi-fi do Governo do Estado pode ser compartilhado de segunda a sexta, das 18h às 6h, e durante todo o dia nos fins de semana e feriados. A ATI-PE será responsável por disponibilizar, manter e controlar o acesso dos usuários.


Para o presidente da ATI-PE, Romero Guimarães, o Cidadão Conectado é “uma forma de aproveitar recursos já disponíveis de maneira econômica e democrática para proporcionar, à comunidade, a possibilidade de solucionar demandas pessoais e profissionais via internet, além de permitir que as pessoas utilizem a rede como ferramenta de desenvolvimento intelectual e de lazer. De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, o acesso à internet se tornou fator de desenvolvimento social e econômico onde há, no mínimo, 10% de crescimento econômico numa região em que a população se mantém conectada”, justifica.


Os primeiros pontos onde o acesso ficará disponível serão instalados onde estão ocorrendo as ações do Programa Governo Presente, coordenado pela SDSCJ, sendo futuramente expandido para outros pontos de interesse da população, como praças ou espaços coletivos de convivência, inclusive no interior do Estado. Para que o acesso à rede wi-fi do Governo seja liberado, o morador deverá cadastrar seus dados pessoais no site www.cidadaoconectado.pe.gov.br e em seguida se dirigir à unidade mais próxima do Governo Presente, apresentando um documento com foto. 

SIGA A #ABEPTIC:

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle

O BOLETIM ABEP É UM OFERECIMENTO DE: