Suporte tecnológico da Prodam ajuda órgãos estaduais a enfrentarem a crise do coronavírus

Desde o início da crise do novo coronavírus no Amazonas, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) vem atuando para prover a tecnologia necessária para que os órgãos estaduais continuem oferecendo, com qualidade, os serviços essenciais à população. Expansão de conectividade, hospedagem de sistemas e desenvolvimento de aplicativos foram alguns dos serviços já executados pela Empresa durante a pandemia.

Segundo o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, a tecnologia nunca foi tão necessária quanto agora. “A Prodam está presente, atuando em várias frentes, dando apoio aos órgãos estaduais para que não haja paralização de serviços públicos. É isso que permite, por exemplo, que os serviços como o Detran Digital, que atende milhares de amazonenses, todos os dias, continue no ar”, afirmou.

Investimentos realizados pela Empresa antes da pandemia do Covid-19 foram imprescindíveis para que os serviços essenciais do Estado continuassem operando, conforme explica João Guilherme. “No final do ano passado fizemos a aquisição de recursos tecnológicos que chegaram neste mês e vão garantir um upgrade de 60,5% nos recursos de disco físico, disco lógico, memória, CPU e servidores do nosso datacenter.

Conectividade – Logo no início da quarentena no Amazonas, assim que foi suspenso o atendimento presencial em órgãos públicos estaduais, a Prodam decidiu dobrar a capacidade dos circuitos de comunicação de dados que fornece aos seus clientes para garantir a operacionalidade dos serviços públicos digitais. Todas as unidades do governo estadual que prestam atendimento ao público já operam com o link expandido. 

A Prodam também realizou a instalação de link de conectividade entre o Centro de Mídias do Amazonas e a TV pública Encontro das Águas  tornando possível a viabilização do projeto Aulas em Casas, que viabiliza aulas para mais de 250 mil alunos das redes públicas estaduais e de Manaus.

Colaboração – Os investimentos feitos pela Prodam também alcançam os servidores públicos. De acordo com o João Guilherme, a empresa disponibilizou licenças da ferramenta de comunicação e colaboração Integra Amazonas aos servidores públicos estaduais.

“Para se manterem conectados e atuando em colaboração, mais de 13 mil servidores públicos hoje têm à sua disposição as ferramentas do Integra Amazonas, que agrega plataformas da Microsoft Office 365, como o Teams e o SharePoint. Elas permitem gerenciar reuniões, alinhar as ações da equipe e compartilhar documentos na nuvem, dentre outros recursos, inclusive com terceiros e parceiros”, disse.

Outra ação realizada pela Prodam para garantir a produtividade dos servidores públicos do Amazonas foi a instalação de uma infraestrutura de rede privada virtual (VPN).

Desenvolvimento e Hospedagem -  Em uma ação conjunta com a Controladoria Geral do Estado e com a Secretaria de Estado de Fazenda, a Prodam desenvolveu uma área exclusiva do Covid 19 no Portal de Transparência do Estado (www.transparecia.am.gov.br), onde é possível consultar informações segregadas a respeito das despesas, contratos, licitações, bem como o Monitoramento dos dados relacionados à pandemia. 

A Prodam também desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, o hotsite Painel Economia Covid 19, com o objetivo de monitorar o impacto da pandemia em tempo real e desenvolver políticas públicas pertinentes.

A Prodam também realizou a hospedagem do hot site Coronavírus, desenvolvido especialmente para reunir e divulgar informações oficiais relacionadas ao Covid -19.

Por fim, atendendo a um pedido da Secretaria de Estado de Saúde, Prodam passou a hospedar o Sistema de Gestão Hospitalar Hygia, que está sendo utilizado no Hospital de Retaguarda do Combate ao Coronavírus em Manaus, o hospital Nilton Lins.

Transformação Digital -  Mesmo na quarentena, a Prodam continua avançando nas ações de Transformação Digital do Estado do Amazonas. Neste período já foram realizados projetos na área de trânsito: CRLV-e Pessoa Jurídica e renovação Online da CNH Digital; e na área de Educação, o app Díario Digital,

Parcerias – A Prodam firmou uma parceria com a TV Pública Encontro das Águas para o fornecimento de um circuito de comunicação de dados com internet dedicado de 50 Mbps. Com o link de internet, a emissora está realizando a transmissão ao vivo das celebrações de domingo da Catedral Metropolitana de Manaus.

A Prodam também está articulando, junto a empresas do Distrito Industrial, a doação de equipamentos de informática para o Estado. Com este trabalho, já conseguiu a doação de notebooks da marca Sony Vaio, doados pela empresa Positivo Tecnologia e da marca Samsung, doados pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.

Os equipamentos já foram repassados para a Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), onde deverão ser utilizados na prática de Telemedicina e para a Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), onde os computadores estão sendo utilizados com o objetivo de reforçar as pesquisas de validação da medicação Cloroquina. Analistas de sistemas da Prodam também já receberam as novas máquinas e estão trabalhando no desenvolvimento de aplicativos para combater o novo Coronavírus.

Campanhas - A Prodam também vem realizando a Campanha de prevenção contra o Covid-19 e outras doenças respiratórias junto ao seu público interno e nas redes sociais. Campanhas educativas de segurança da informação para servidores públicos estaduais também estão sendo realizadas.

Contatos

Assessoria de Comunicação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam)

Isabela Catarino (99127-4672/ isabela@prodam.am.gov.br)

©2020

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco