Primeiro evento do Programa de Formação em Governo Digital discute avanços tecnológicos com a Estônia Hub

O Programa de Formação em Governo Digital tem o objetivo de aumentar a cooperação entre os países e expor algumas propostas de transformação digital com a Estônia, um dos países mais digitais do mundo. 

Entre os temas abordados no primeiro evento sobre o projeto está Smart Vaccination Passion, sistema de consulta de informações sobre vacinação, que o governo da Estônia vem desenvolvendo com a Organização Mundial da Saúde.

 

O sistema promete incentivar a volta do turismo mundial, já que as autoridades dos países participantes podem conferir se os viajantes são vacinados contra a Covid-19 ou não. Aberto para cooperação de outros países, o Japão já demonstrou interesse no sistema por causa das Olimpíadas, que devem acontecer no país em 2021.

Outro tópico de discussão foi o uso do ID Card no país. O documento digital foi implementado na Estônia em 2006 e funciona como uma base de dados sobre o cidadão. Além de fazer o papel de todos os documentos, o ID Card facilita a consulta de informações e a proteção de dados dos usuários.

Até agosto,  devem ser realizados mais 19 eventos do Programa de Formação em Governo Digital, com a participação de um representante de cada estado.