top of page

Quais são as melhores práticas para uma jornada eficaz na nuvem?

Quais são as melhores práticas para uma jornada eficaz na nuvem? Especialistas explicam. Veja o que eles responderam:

 

“Você primeiro tem que fazer uma análise para saber qual é a melhor cloud que vai endereçar sua necessidade de solução naquele determinado serviço. A cloud te dá vários mecanismos de segurança, mas precisa montar toda uma arquitetura que permita com que sua aplicação fique segura na nuvem”, explica Fernando Sá, diretor de arquitetura de soluções para clientes da Oi Soluções. 

 

“Por que ir para a nuvem? Para reduzir o desperdício, basicamente é isso. Quando você compra um hardware, você imagina que vai consumir de 15 a 20% dele e ficar com uma folga. Quando você vai para a nuvem, não precisa ter essa folga. O provedor de nuvem comprou todo esse hardware e está compartilhando isso com todo mundo. Então, quando um usa menos, ele cede esse hardware para outro que está precisando usar mais. Com isso, chegamos no primeiro pilar do framework que é a redução de custo”,  destaca Maurício Braga, account manager na Datarain. 

 

“Tenha um bom caso de uso e use ele como referência para iniciar essa jornada. Faça o size correto, para entender qual o tamanho do projeto e mensurar bem os custos dessa jornada. E em terceiro, tenha um sonho grande mas comece pequeno para otimizar seu recurso e ter uma jornada longa e próspera”, indica Thatiane Freire, executiva de contas para governo na Cloudera. 

 

“Entender que a nuvem, na verdade, não deve ser vista como a finalidade. A nuvem gera insumos para você ter diferentes resultados. Quando a gente para de tratar a nuvem como o objeto final e entendemos que ela vai te permitir chegar em um resultado, enxergando mais como soluções e projetos, você consegue dimensionar melhor e até quantificar melhor. Isso facilita todo o processo não só de contratação mas também na hora de usar, porque você já sabe como deve usar, o que está buscando e qual o foco daquele projeto, porquê que a nuvem está sendo implementada”, explica Brenda Braga, arquiteta de nuvem da RW3 Google.

Assista a matéria clicando na imagem acima

Pauta 2 .png
bottom of page