ABEP-TIC vai desenvolver manual de linguagem cidadã em parceria com a pesquisadora Cláudia Cappelli

O II Workshop ABEP abordou o tema da linguagem cidadã com palestra de Claudia Cappelli, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Associação anunciou também o início da construção de um manual da para orientar as entidades de TI em como trabalhar os conteúdos para melhor compreensão do cidadão.

 

Visando melhorar a comunicação do serviço público com o cidadão, a palestra abordou a importância do entendimento da mensagem para a transparência e efetividade dos serviços oferecidos pelo estado. Cláudia Cappelli explicou para os convidados como apresentar informações, gráficos e processos de forma que sejam compreendidos pelos usuários.

 

“Se você colocar um gráfico, a pessoa precisa entender a legenda, as cores e os formatos. A ABEP tomou a iniciativa de organizar esse conhecimento em um guia, numa abordagem que possa ser útil para todos esses profissionais de todas as instituições que estão ligadas a ela”, explica. “A gente prevê não só treinamentos das pessoas, para elas aprenderem a usar esse conteúdo e transformar isso em parte do dia a dia, mas também da construção efetiva deste guia”.

Pauta 4 - Linguagem Cidadã.jpeg