ABEP lança guia da linguagem simples durante a 48ª edição do SECOP

O guia orienta as entidades de TI a trabalharem os conteúdos para uma melhor compreensão do cidadão. Visando melhorar a comunicação do serviço público, o documento destaca a importância do entendimento da mensagem para a transparência e efetividade dos serviços oferecidos pelo estado.

 

Cláudia Cappelli, consultora contratada pela ABEP-TIC para desenvolver o projeto, explicou que para a confecção do conteúdo, foi preciso fazer uma análise detalhada da linguagem de cada uma das afiliadas.

 

“Existe um padrão de linguagem, mas é necessário adaptar à realidade daquela organização, então é sempre bom conhecer o trabalho.  A gente fez uma análise de todos os portais, de todas as PRODs que a ABEP congrega”, explica. “Já apresentamos para a diretoria da ABEP-TIC, com todas as PRODs, esse relatório mostrando como é que as afiliadas estão frente ao uso da linguagem. Tivemos uma grata surpresa de algumas já terem boas práticas nesse assunto, outras nem tanto e outras desconhecem, então é também uma forma de equalizar esse conhecimento dentro de todas as PRODs”.

 

O próximo passo do projeto é fazer uma análise detalhada da aceitação do manual, que é inédito, como informa Lutiano Silva, presidente do conselho da ABEP-TIC. “O governo está na fase de aprender como melhorar essa relação na perspectiva do cidadão. Se olharmos os portais e comunicações do governo, como por exemplo o Portal da Transparência, há uma linguagem que só quem entende de governo consegue compreender. O cidadão tem dificuldade de consumir um serviço porque não entende aquela forma da escrita”.

 

O conteúdo pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://www.jornaldaabep.com.br/guia-abep-linguagem-simples

Pauta 3 - Linguagem Simples.jpg