Missão internacional virtual na Estônia abriu caminho para transformação digital dos estados

Realizado em 2021, o evento deu a oportunidade para que os participantes entendessem de perto como funciona o governo de um dos países mais digitais do mundo. O objetivo é aumentar a cooperação entre os países e expor propostas de transformação digital que podem ser aplicadas no Brasil.

Kátia Argolo de Castro, Gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, participou dos encontros realizados no último ano e contou como foi a experiência. “Foi muito interessante, pois estamos desde 2016 trazendo essa discussão de digitalização, tendo a Estônia como uma referência. Estar próximo dessa realidade e poder conversar com as pessoas ajudou a ver que isso é possível. Criamos mais aliados e a experiência traz uma gama de possibilidades para avançar na digitalização dos órgãos públicos”.

O Brasil está mais avançado na digitalização do que o imaginado. É o que destaca Raphael Fassoni, moderador do HUB Estônia. “Do ponto de vista do conhecimento e de tecnologias, o que a Estônia tem hoje já está disponível no Brasil e está sendo até aplicado em grande medida. Alguns estados estão trabalhando nisso, bem alinhados com a Estônia, então acho que surpreende, em alguns aspectos, ver as coisas prontas e funcionando na Estônia, mas mostra que nós também temos um bom conhecimento sobre como fazer aqui”.

Os organizadores consideram o encontro virtual um sucesso, superando expectativas, como explica Lutiano Silva, presidente do conselho da ABEP-TIC.

“Foi muito bom esse intercâmbio de experiência com o governo estoniano. Acredito que, de uma forma muito heterogênea, cada estado acaba criando sua estratégia dentro do seu aspecto socioeconômico, então dentro dos estados já está mais pautada essa questão da transformação digital no do governo e a melhoria para a vida das pessoas”.

Para 2022, a previsão é que haja mais um encontro na Estônia, desta vez presencial.

Pauta 4_ Missão Estônia.png