O novo papel do líder na TIC pública foi tema de discussão durante III Workshop ABEP

Uma das mudanças mais sensíveis, segundo pesquisa do Gartner, surge com os desafios da segurança cibernética, que não são mais uma responsabilidade exclusiva do departamento de TI, mas passam a impactar o papel do líder de tecnologia significativamente.

 

Flávio Feitosa da Costa, presidente da Rede Governança Brasil, Bruno D'Abadia, presidente do CONSAD, Fernando Coelho, Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia e Lutiano Silva, presidente do conselho da ABEP, falaram sobre o assunto durante o painel “A Liderança no Setor Público – Quem é esse Novo Líder?”

 

“É oportuno pensar em caminhos de como trabalhar um novo ambiente onde o colaborador vai continuar em home office, trazendo para um debate em um ambiente no qual temos representatividade dos Estados. Parte desses colaboradores vai para o ambiente presencial. Como eu vou criar um ambiente propício para isso?”.

 

Por conta da ausência do contato físico constante, os líderes saíram um pouco daquele modelo de controle para um líder que privilegia a autogestão e a confiança. O líder que hoje desponta após cenários de pandemia nesse processo de transformação digital tem essa característica”, finaliza Flávio.

Assista a matéria clicando na imagem acima

Pauta 4.png