ABEP-TIC anuncia resultado do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital e premia estados líderes

Durante o III Workshop ABEP, realizado em Brasília dia 22 de junho, os Estados que mais evoluíram digitalmente em suas entregas foram reconhecidos em cerimônia de premiação.

 

O estudo anual serve como direcionador para que as UFs possam entender o que precisa ser melhorado no processo de transformação digital, como explica Lutiano Silva, Presidente do Conselho da ABEP-TIC e coordenador do projeto.

 

“O índice passou a ser um instrumento de direcionamento. Muitos Estados e municípios utilizam o ranking para identificar quais serviços, estratégias e produtos precisam ser digitalizados. Ele é dividido em três macroáreas, que são capacidade, oferta e regulação, e passa a ser um grande direcionador”.

 

Esse ano a solenidade recebeu a presença de diversos secretários de Estado e a cerimônia de premiação contou com a presença do governo federal, com a participação virtual de Fernando Coelho, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, além de Bruno D’abadia, presidente do CONSAD e Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.

 

Eles consideraram os resultados do Índice um indicativo do sucesso das estratégias de transformação digital para o país. “Todos nós estamos empenhados em oferecer serviços melhores para o cidadão, mais baratos, com mais qualidade, mais agilidade e esse espírito de aprimorar o serviço público em geral para fazer um Brasil cada vez mais voltado para melhorar a qualidade de vida do cidadão é uma coisa muito inspiradora. É essa a mensagem central e para nós é uma honra poder contribuir para isso”, explica Morgan.

 

“O resultado demonstra que nós estamos sim trilhando um caminho correto, que a parceria entre as áreas de negócio, prestadoras do serviço público e as desenvolvedoras de TI não pode mais ser abandonada, não podemos mais voltar atrás e que sim, nós temos ainda um desafio muito grande, mas que é bom conquistar e é bom comemorar essas pequenas conquistas para nos motivar a seguir nesse caminho”, finaliza Bruno.

Assista a matéria clicando na imagem acima

Pauta 1 Índice 2022.png