Canal de cases da TIC pública brasileira

S4SP é sucesso

Sistema da Prodesp já registra mais de 14 milhões de atendimentos

Desenvolvido pela Prodesp em parceria com a Fundação Zerbini do Instituto do Coração (Incor), o S4SP é um sistema que padroniza e centraliza informações na rede pública da saúde, tendo registrado mais de 14 milhões de atendimentos desde o início de sua implantação em 2012.

O sistema abrange desde o agendamento de consultas e exames e a admissão de pacientes até o controle de leitos, gestão de laboratório, medicamentos, suprimentos e o faturamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente em 2017, foram cerca de 3,8 milhões de atendimentos feitos por meio do S4SP, sendo aproximadamente:

  • 1,5 milhões de atendimentos ambulatoriais

  • 1,5 milhões de atendimentos em Pronto Socorro

  • 675 mil consultas

  • 122 mil internações hospitalares

Além de agilizar as operações cotidianas dos hospitais, o S4SP gera mais de uma centena de indicadores de gestão e assistenciais, como taxa de ocupação e rotatividade dos leitos, de internações e de altas, possibilitando inclusive a comparação entre diferentes unidades da rede de atendimento.

Esses dados já podem ser consultados por gestores via web ou celular, por meio do ‘Painel de Indicadores’. Também está em homologação outro aplicativo voltado para consulta do prontuário eletrônico por parte dos pacientes.

Atualmente, o sistema já está em diferentes estágios de operação em 37 hospitais estaduais, com registros de 7 milhões de pacientes. Ao informatizar e centralizar os dados da rede pública de saúde, ele cria condições para a futura implantação do prontuário eletrônico unificado, que permitirá ao médico ver todo o histórico do paciente em todas as unidades de saúde da rede pública estadual.

Prodesp

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação dos programas Poupatempo e AcessaSP. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento indústria digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. E em 2017, foi Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte).

SIGA A #ABEPTIC:

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle

O BOLETIM ABEP É UM OFERECIMENTO DE: